COMO LIDAR COM A DISCRIMINAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO
- 08/14/2017
- Rita Coelho
- 9

A discriminação no trabalho pode ocorrer de várias maneiras, mas basicamente significa que um ou mais funcionários estão sendo tratados de forma diferente ou menos razoável. Também pode haver casos de discriminação direta e indireta.
No entanto, antes de apresentar qualquer tipo de queixa, você deve se familiarizar com o que é realmente considerado “discriminação ilegal”, ao contrário de se deparar com algo que você pode simplesmente sentir pessoalmente é injusto e há muitos recursos onde você pode descobrir isso. Aqui estão algumas das formas mais comuns de discriminação ilegal.
Discriminação sexual e discriminação de orientação sexual
É ilegal discriminar qualquer um de seus funcionários por causa do seu gênero. Em outras palavras, as empresas devem oferecer aos homens e às mulheres as mesmas taxas de remuneração e condições se estiverem fazendo o mesmo tipo de trabalho. Além disso, eles também devem ter o mesmo acesso às mesmas oportunidades de treinamento e de promoção profissional ou promoção de emprego, que só podem ser avaliadas exclusivamente com base em suas habilidades.
Também é ilegal discriminar os funcionários que podem ter escolhido mudar seu gênero por ter, ou pretender ter uma mudança de sexo ou por sua orientação sexual, ou seja, é ilegal discriminar com base em que alguém é homossexual ou lésbico.
Discriminação racial e crenças religiosas
Também é ilegal discriminar as pessoas com base na sua cor, etnia, raça ou nacionalidade, e o mesmo se aplica à discriminação por causa das crenças religiosas de alguém.
Discriminação por incapacidade
Um empregador precisa garantir que as pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades que todos os outros e isso se estende a um empregador tendo que garantir que eles fizeram os ajustes necessários para a concepção ou adaptação do local de trabalho para que as pessoas com deficiência tenham facilidade de acesso.
Discriminação por idade
A discriminação por idade tendia a ser ignorada mais do que os outros exemplos acima, mas isso mudou e, independentemente da idade, os empregadores devem dar os mesmos direitos aos trabalhadores mais jovens e mais velhos que fariam com o resto da força de trabalho.
Discriminação a tempo parcial / tempo integral
Também é ilegal tratar os trabalhadores a tempo parcial de forma menos favorável do que os trabalhadores a tempo inteiro.
Certas exceções
Tal como acontece com a maioria das leis, existem exceções estranhas em relação a como se pode considerar o que é legal e ilegal em ações discriminatórias percebidas. Por exemplo, seria perfeitamente legal estipular que apenas as mulheres poderiam trabalhar, por exemplo, um refúgio para as mulheres que foram vítimas de violência masculina.
Além disso, se uma empresa de teatro precisasse preencher o papel de um personagem masculino, então eles poderiam anunciar apenas para homens. Estas são apenas duas exceções, mas existem vários casos em que se pode argumentar que certas práticas não constituem qualquer forma de discriminação.
O que você pode fazer se sentir que está sendo discriminado
Em muitos casos, é muitas vezes um mal entendido que faz com que as pessoas se sintam discriminadas antes de tomar qualquer ação legal, é importante que você tente discutir esses assuntos internamente em primeira instância. Isso pode ser com seu supervisor imediato ou pode até estar diretamente com seu empregador. Se você pertence a um sindicato, seu representante sindical também poderá aconselhá-lo.
Se, no entanto, o assunto não puder ser resolvido internamente, você pode falar para um advogado especializado em direito do trabalho é mais uma alternativa.
Ao procurar conselhos de qualquer um dos itens acima, você poderá descobrir se você tem um caso válido de discriminação ilegal e, se considerar que você foi ilegalmente discriminado, em última instância você pode levar a questão para um Tribunal de Emprego, mas é importante que você procure aconselhamento jurídico primeiro de uma ou mais das organizações acima antes de dar esse passo.
O que é importante é que você não precisa tolerar a discriminação ilegal e que as leis estão em vigor para protegê-lo.