Protegendo as mãos contra exposições químicas
- 05/14/2018
- Rita Coelho
- 309

De acordo com pesquisas feitas na área da segurança do trabalho, 70% das lesões de mãos e braços poderiam ter sido evitadas pelo uso adequado de luvas.
Os avanços tecnológicos no setor de proteção de mãos criaram uma infinidade de luvas projetadas especificamente para proteger contra riscos variados. Hoje, vários fornecedores têm luvas especificamente projetadas para proteger contra cortes, abrasões, perfurações, queimaduras, fraturas e exposições químicas.
Faça uma escolha adequada
Existem fatores a ter em mente ao escolher a luva adequada, ou seja, o ambiente físico em que a luva será usada. Cortes, rasgos, perfurações, abrasões – que tipos de perigos físicos o trabalhador será exposto? Todas estas coisas precisam ser consideradas. Você pode ter o material certo, mas se um trabalhador não pode dobrar os dedos ou agarrar uma ferramenta para fazer o trabalho, então essa luva não é apropriada.
Tipos de luvas
Látex
Borracha natural, ou látex, utilizada em ambientes ocupacionais, não é muito resistente a produtos químicos, é usado principalmente na indústria de alimentos e na indústria médica porque protege bem contra patógenos transmitidos pelo sangue.
Uma preocupação quando se utiliza látex, no entanto, é a possibilidade de uma reação alérgica ao revestimento em pó nas luvas, evidenciado como uma erupção cutânea. Existe também a possibilidade de reações de hipersensibilidade (por exemplo, dermatite de contato ou asma) ao látex.
Nitrilo
As luvas de nitrilo têm uma boa resistência química geral e são geralmente menos dispendiosas do que outras luvas. Como resultado, eles são usados em uma variedade mais ampla de aplicações do que a maioria das luvas. Os fabricantes de produtos químicos usariam o nitrilo como luvas de trabalho gerais ao redor da fábrica. As luvas de nitrilo resistem à gasolina, querosene e outros solventes de petróleo bem (tornando-o um componente primário em mangueiras de bomba de gasolina). Em um esforço para evitar alergias ao látex, luvas médicas são muitas vezes feitas de nitrilo, porque também é resistente aos óleos e gorduras no corpo.
Luvas de nitrilo, no entanto, não são recomendados para uso com cetonas, ácidos oxidantes fortes e produtos químicos orgânicos contendo nitrogênio, além de serem pouco resistentes.
Neopreno
Luvas de neopreno fornecem excelente resistência química a uma ampla gama de produtos químicos perigosos, incluindo ácidos, álcoois, óleos e tintas. Na verdade, como a “luva de ácido” para sua proteção superior contra ácidos e bases, e muitos produtos químicos orgânicos. Outra característica deste polímero, é a sua flexibilidade e destreza. “Neoprene é grande em situações que necessitam de boa sensibilidade e aderência.”
As luvas de neoprene não são recomendadas para uso com agentes oxidantes inorgânicos, no entanto, tais como ácidos nítrico ou cromico concentrados.
PVC (cloreto de polivinilo)
As luvas de PVC (também conhecido como plástico ou vinil) são usadas frequentemente na indústria petroquímica e a principal razão de serem usadas é serem baratas, duráveis e com boa resistência a corte.
Possuem também resistência química do que outros polímeros para agentes oxidantes diluídos, como ácidos nítrico, cromo, clorídrico e fosfórico. Eles também resistem ao envelhecimento.
Não é recomendável o uso de luvas de PVC com acetona, cetonas, éter e solventes aromáticos ou clorados. Alguns ácidos e solventes concentrados realmente extraem o plastificante e endurecem as luvas de PVC, tornando-os rígidos.
PVA (álcool polivinílico)
PVA luvas são excelentes quando se trata de aromáticos e produtos químicos clorados. As luvas de PVA são solúveis em água porque são feitas de uma solução de água. Enquanto eles são resistentes contra muitos produto químicos, se exposto em um dia úmido, começam a tirar umidade do ar e, literalmente, dissolver na frente de seus olhos.
Butilo
Um uso principal para luvas de butilo é para trabalhar com gases – gás de cloro ou cianeto de hidrogênio, A razão é que o butilo tem uma permeabilidade muito baixa com os gases e é usado para tubos internos em pneus porque tem uma estrutura molecular tão apertada. O butil também é usado pelos militares para combater a guerra química, porque os agentes de guerra química não conseguem penetrá-la. Usada em metil etil cetona, acetona ou outros agentes de limpeza semelhantes.
Uma das desvantagens do uso de luvas de butilo, no entanto, é o seu preço. O butil é um dos materiais de luvas mais caro.
Viton
Viton é o polímero mais caro para produzir, mas também é o mais eficaz. Conhecido também como polímero de polímero de último recurso, não só porque é tão caro, mas porque funciona onde algumas outras coisas não funcionam.
Viton foi desenvolvido para uso na indústria aeroespacial devido à sua extrema resistência a produtos químicos e calor.
As luvas Viton são usadas quando se trata de hidrocarbonetos aromáticos, tais como benzeno, tolueno e xileno. No caso do benzeno, que provou causar câncer de fígado nos trabalhadores, o uso é fundamental.
Algumas considerações físicas a serem observadas:
- Comprimento da luva
- Proteção contra deslizamento
- Punção, corte ou resistência à abrasão
- Resistência ao calor e à chama
- Proteção contra o frio
Leia mais: Norma Regulamentadora NR-6 Equipação de Proteção Individual (EPI)