SEGURANÇA NO AMBIENTE FÍSICO DE TRABALHO
- 09/19/2017
- comments
- Rita Coelho
- Posted in Segurança do Trabalho
- 5

O ambiente físico de trabalho se refere à estrutura, ar, maquinário, móveis, produtos, substâncias químicas, materiais e processos de produção no local de trabalho. Estes fatores podem afetar a segurança e saúde física dos trabalhadores, bem como sua saúde mental e seu bem-estar. Nos casos em que os trabalhadores executam tarefas em um veículo ou ao ar livre, os veículos ou os locais ao ar livre também fazem parte do ambiente físico de trabalho.
Os perigos no ambiente físico
Normalmente podem incapacitar ou até mesmo causar a morte dos trabalhadores, por esse motivo, as primeiras leis e normas de segurança e saúde dos trabalhadores focalizaram esses fatores. Ainda hoje, estes tipos de perigos continuam ameaçando as vidas dos trabalhadores diariamente, tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento.
Os problemas normalmente incluem:
- Perigos químicos: (ex: solventes, pesticidas, amianto, sílica, fumaça de cigarro);
- Perigos físicos: (ex: ruídos, radiações, vibrações, calor excessivo, nanopartículas);
- Perigos biológicos: (ex: hepatite B, malária, HIV, tuberculose, mofo, falta de água potável, banheiros e instalações sanitárias);
- Fatores de risco ergonômicos (ex: processos que exigem força excessiva, posturas desconfortáveis, tarefas repetitivas, levantamento de objetos pesados);
- Perigos mecânicos (ex: perigos oferecidos pelas máquinas relacionados a engrenagens, guindastes, empilhadeiras);
- Perigos relacionados à energia (ex: perigos dos sistemas elétricos, quedas de alturas);
- Perigos relacionados à condução de veículos (ex: a dirigir durante tempestade de neve ou de chuva, ou ainda, conduzir veículos com o qual não possua experiência ou que não tenha manutenção adequada).
Exemplos de maneiras para influenciar o ambiente físico de trabalho:
Normalmente, os perigos devem ser identificados, examinados e controlados através de uma hierarquia de processos de controle. As principais etapas normalmente são as seguintes:
- Eliminação ou substituição: uma fábrica pode optar por substituir o benzeno, uma substância cancerígena poderosa, por tolueno ou outra substância química menos tóxica. Um escritório pode eliminar o perigo de conduzir veículos em condições perigosas por meio de teleconferências.
- Controles de engenharia: incluem a instalação de dispositivos de segurança e proteções em máquinas, a instalação de sistemas de exaustão para remoção de gases tóxicos, de isolamento de ruído. Em serviços de saúde, instalação de sistemas de descarte de agulhas e dispositivos de elevação de pacientes.
- Controles administrativos: os empregadores podem garantir a limpeza dos ambientes de trabalho, treinar os trabalhadores em procedimentos operacionais seguros, realizar manutenção preventiva em máquinas e equipamentos; adotar a política de ambientes livres do fumo.
- Equipamentos de proteção individual: podem incluir os respiradores para os profissionais que trabalham com poeira; máscaras, luvas para os profissionais de saúde, capacetes e botas de segurança para os que trabalham com construção.
Leia também:
Share this
Related Posts
Share this
About author
Tenho como objetivo, divulgar assuntos relacionados a Segurança do Trabalho, com uma leitura de fácil entendimento, objetiva e agradável para quem busca não só o aprendizado como também, aumentar os seus conhecimentos através de artigos que trazem novidades para a nossa área. Uma boa leitura!